Fiea homenageia a CNI pelo 82 anos

Quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Criada por lideranças empresariais em agosto de 1938, a CNI é a principal entidade representativa da indústria brasileira

“São mais de oito décadas de muitas conquistas”. Assim começa a mensagem da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) pela passagem dos 82 anos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), comemorado nessa quarta-feira, 12 de agosto.

Criada por lideranças empresariais em agosto de 1938, a CNI é a principal representante da indústria brasileira na defesa e na promoção de políticas públicas que favoreçam o empreendedorismo e a produção industrial. O setor reúne quase 1,3 milhão de estabelecimentos no país.

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), uma das 27 entidades representativas estaduais filiadas à Confederação, foi fundada nove anos depois, em novembro de 1947. “A gente sonha junto e trabalha de mãos dadas para realizar o sonho de um país próspero e justo, no caminho do desenvolvimento sustentável”, diz o texto da Federação das Indústrias à CNI.

Atualmente, a CNI é presidida pelo empresário Robson Braga de Andrade. Ele lidera a entidade, juntamente com os sindicatos e as Federações estaduais, na defesa dos interesses do setor industrial, com foco na criação de um ambiente favorável aos negócios e na promoção da competitividade e na produtividade.

Hoje, o setor responde por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro; por 70,8% das exportações de bens e serviços; por 28,7% da arrecadação previdenciária; e por 34,2% da arrecadação de tributos federais.

“No momento, nossa luta é pela aprovação das reformas que farão o Brasil voltar a crescer, com geração de emprego e renda. Sob a liderança da CNI, acreditamos que a Indústria continuará se fortalecendo e cresceremos de forma sustentável. Nesta data, é motivo de felicidade e orgulho parabenizar a Confederação Nacional da Indústria por sua importância para o país”, destacou o presidente da Fiea, empresário José Carlos Lyra de Andrade.

Veja o vídeo que marca a data comemorativa: